Como aumentar a participação dos membros nas cooperativas de crédito?

Como aumentar a participação dos membros nas cooperativas de crédito?

Vivemos numa sociedade democrática, composta por direitos e deveres de cada cidadão que, por isso mesmo, exige sempre a participação dos seus membros. E isso foi uma conquista humanitária, pois as pessoas sempre quiseram (e deviam) participar de tudo o que lhes diz respeito.

Uma cooperativa de crédito representa, hoje, o modelo de uma democracia financeira, afinal, não existe um dono da instituição, pois ela pertence a todos os seus cooperados, que possuem o direito de decidir os rumos da organização, através de assembleias em que cada um tem o direito ao voto sobre as decisões.

Dessa maneira, a participação dos membros de uma cooperativa de crédito é fundamental para a manutenção do próprio negócio, pois quem influencia e vota os principais itens para as tomadas de decisões nas assembleias, são eles.

Entretanto, muitas cooperativas relatam a dificuldade em envolver seus cooperados nas assembéias da organização, o que ocasiona problemas na gestão e até mesmo reclamações dos próprios membros, que muitas vezes desconhecem a organização da instituição.

Entre os motivos de tal dificuldade, a principal é a falta de informação e de compreensão dos cooperados sobre a diferença entre o cooperativismo e as demais instituições bancárias. A cultura da competição e do individualismo, presentes em nossa sociedade, muitas vezes impedem que a pessoa compreenda de forma geral o intuito básico de uma cooperativa de crédito, que é a ajuda mútua.

Baseados nisso, trouxemos alguns aspectos que podem ser trabalhados pelos gestores da instituição para despertar o interesse e aumentar a participação dos membros nas decisões mais estratégicas do negócio. Confira:

Comunicação

A comunicação é o ponto chave para transmitir a informação ao cooperado, pois ela servirá tanto para oferecer conhecimento sobre a própria instituição como para chamá-lo aos eventos que necessitem sua participação.

Por isso, estabeleça canais de comunicação claros e eficientes para manter os membros informados sobre as atividades da cooperativa, sites, redes sociais, impressos nas agências, mensagens de texto nos celulares dos cooperados… todo canal é importante.

Veja um belo exemplo de como a Sicoob usa sua comunicação para oferecer conhecimento clicando aqui.

Participação nas decisões

A participação dos membros em assuntos de cunho coletivo é o que caracteriza, de fato, uma gestão democrática na sociedade. E não pode ser diferente em uma cooperativa de crédito.

Por isso, na sua instituição, você deve dar a eles a oportunidade de participar nas decisões da cooperativa. Para tanto, você pode realizar reuniões, comitês temáticos, Conselhos e, claro, a Assembleia Geral de cooperados.

Mas cada cooperativa possui sua realidade moldada de acordo com a comunidade em que se insere por isso, é importante avaliar e implementar outras iniciativas que chamem os membros para a participação.

Benefícios e serviços

Outra forma de incentivo à maior atuação dos cooperados é instituindo benefícios e serviços aos membros comprovadamente ativos.

Aqui, encaixam-se atrativos exclusivos como taxas de juros mais baixas, programas de educação financeira, entre outros.

Transparência financeira

Se o intuito é que a participação dos membros aumente, então é preciso fornecer informações para que as decisões sejam as mais assertivas possível. Afinal, de que adianta aumentar o engajamento se ele é sem rumo e sem consciência?

Por isso, usando os canais de comunicação que citamos anteriormente, é importante manter os membros informados sobre o desempenho financeiro da cooperativa, incluindo relatórios e demonstrações financeiras regulares.

Dessa forma, além de ninguém poder alegar desconhecimento, você mantém a governança em dia e favorece a gestão financeira com decisões pautadas na realidade da cooperativa.

Atividades sociais

Uma forma eficiente de promover a participação dos cooperados é dando oportunidades a eles de sentirem que fazem parte de algo, e não apenas de se sentirem clientes de um banco.

Para isso, vale organizar atividades sociais e eventos para promover a interação entre eles. Investir na restauração de uma praça, uma corrida e caminhada de rua, congressos e encontros com outras cooperativas são alguns exemplos que podem ser postos em prática com relativa facilidade.

Como exemplo confira esta notícia sobre o evento organizado pela Sicoob Ascicred em Pará de Minas – MG.

Feedback dos membros

Outra maneira simples de valorizar a participação dos membros nas decisões da cooperativa de crédito é tratando com muito cuidado cada feedback recebido.

Para isso, ouça e responda as reclamações e elogios dos membros sobre cada ponto que eles tem a dizer. Isso dá à cooperativa a oportunidade de entender suas necessidades e desejos, que podem ser transformados em melhorias, é claro, mas também em ações de marketing.

Incentivos financeiros

Se for possível e se encaixar na realidade da sua cooperativa, por que não oferecer um incentivo financeiro para o cooperado que participa ativamente da instituição. Essa atitude, aliás, pode ser o chamariz para a participação de cada vez mais cooperados.

Mas, é claro, deve ser implementada com responsabilidade e critérios previamente definidos, de forma a evitar desequilíbrio na gestão da cooperativa de crédito.

Conclusão

Quando a participação dos membros da cooperativa é baixa, a gestão democrática da instituição também é baixa. E isso culmina em decisões que nem sempre agradam a todos os cooperados, possivelmente causando a saída deles.

Antes de realizar ações que promovam a maior participação, porém, é importante analisar a realidade da cooperativa e adequá-la ao seu público. Afinal, esse objetivo se relaciona com o sentimento de pertencimento e posse que se quer despertar no cooperado.

Se necessário, traga seu caso para a Goose e vamos juntos traçar estratégias para aumentar, efetivamente, a participação dos membros e melhorar a qualidade das decisões tomadas na sua cooperativa de crédito.

 

MÍDIAS SOCIAIS