Como a tecnologia financeira tem sido fundamental para as cooperativas de crédito?

Como a tecnologia financeira tem sido fundamental para as cooperativas de crédito?

O mundo vive, hoje, mais uma onda de transformação digital, principalmente por conta das tecnologias voltadas para automação de processos que visam, a princípio, melhorar ainda mais a produtividade humana.

Mas, como esses avanços chegam para a área das finanças? Essa tecnologia financeira é segura? Que tipos de ferramentas estão à disposição das instituições para que garantam maior fluidez em seus processos e melhores resultados?

Este artigo responde a essas e a algumas outras questões relativas aos avanços da tecnologia, de forma a entender como isso tem sido uma oportunidade de ouro para instituições que sabem tirar o melhor dessas ferramentas. Acompanhe.

 

O que é e como funciona a tecnologia financeira?

 

A tecnologia financeira é a aplicação de inovações tecnológicas que tem o intuito de melhorar e otimizar os serviços financeiros. Ela abrange uma variedade de soluções e serviços que combinam tecnologia e finanças e oferecem maior conveniência, eficiência e acessibilidade aos consumidores e empresas.

Muito do atual crescimento das cooperativas de crédito se deve à revolução que a tecnologia financeira tem promovido no mundo, alterando a forma como as transações são realizadas, como os serviços bancários são fornecidos e como as decisões financeiras são tomadas.

Ela funciona através do uso de ferramentas avançadas que foram desenvolvidas especialmente para atual no ambiente digital, como inteligência artificial, big data, machine learning e análise de dados, com o objetivo de automatizar e melhorar os processos financeiros de uma instituição.

A digitalização e a automação de tarefas, nessa área, contribui para a redução da burocracia, dos custos e dos erros, além de oferecer maior conveniência aos usuários. A tecnologia financeira também permite a criação de modelos de negócio inovadores e disruptivos, impulsionando a concorrência e a oferta de serviços financeiros mais eficientes e acessíveis.

No geral, a inovação tecnológica voltada para bancos e cooperativas de crédito está mudando a forma como as pessoas interagem com os serviços prestados por elas, tornando essas instituições muito mais acessíveis, eficientes e personalizadas.

 

 

A Inteligência Artificial a serviço da tecnologia financeira

Em se tratando de uma cooperativa de crédito, a Inteligência Artificial entra como o maior exemplo de como a tecnologia tem trazido benefícios para associados e instituições. Confira algumas aplicações na IA na área financeira:

 

Automação de tarefas

A IA pode automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas. Por exemplo, chatbots alimentados por IA podem lidar com consultas e solicitações simples dos clientes, melhorando a eficiência e reduzindo o tempo de resposta.

 

Personalização e atendimento ao cliente

As cooperativas de crédito também podem oferecer experiências personalizadas aos seus clientes. A IA faz a análise dos dados dos clientes e fornece recomendações relevantes, produtos sob medida e serviços financeiros digitais. Também pode emitir alertas ou identificar potenciais riscos de inadimplência, ao compreender os padrões de comportamento de determinado associado.

 

Previsão e análise de mercado

A IA pode analisar dados de mercado, tendências econômicas e informações externas para fornecer insights valiosos sobre as condições do mercado financeiro. Isso permite que as cooperativas de crédito antecipem mudanças, ajustem suas estratégias e aproveitem oportunidades de negócios vantajosas.

 

Análise de dados em tempo real para cooperativas de crédito

Essa ferramenta desempenha um papel fundamental entre as soluções tecnológicas para cooperativas de crédito, pois proporciona insights rápidos e precisos que podem ser usados para monitorar os riscos durante um atendimento e identificar oportunidades para oferecer produtos de forma mais assertiva aos associados.

Além disso, podemos citar como vantagens:

  • Tomada de decisões ágeis: as cooperativas de crédito passam a ter informações atualizadas em tempo real sobre o desempenho financeiro, o comportamento do cliente e as tendências do mercado. Assim, os tomadores de decisão podem reagir rapidamente a situações emergentes, ajustar estratégias e tomar decisões ágeis com base em dados concretos.
  • Melhor gestão de riscos: ao monitorar continuamente indicadores-chave, como exposição ao risco de crédito e liquidez, as cooperativas de crédito podem identificar rapidamente potenciais problemas e tomar medidas corretivas imediatas.
  • Monitoramento de desempenho: A análise de dados em tempo real permite o acompanhamento constante do desempenho da cooperativa de crédito, tanto em termos financeiros quanto operacionais. Isso permite que áreas de melhoria possam ser identificadas mais facilmente e medidas proativas sejam melhor planejadas.

 

 

As plataformas digitais e a tecnologia financeira

As plataformas digitais fornecem a infraestrutura necessária para implementar e oferecer serviços financeiros inovadores e eficientes. Em outras palavras, ela é a base da tecnologia financeira, é a ponte entre associado a cooperativa.

Elas proporcionam conveniência, eliminando a necessidade de visitar fisicamente uma agência para realizar transações financeiras ou obter informações, além de fazer tudo de forma rápida e segura, por meio das interfaces digitais, simplificando e agilizando o processo.

Dessa forma, a experiência do associado pode se tornar ainda melhor e o relacionamento com a cooperativa crescer consideravelmente, uma vez que ele personifica a interface amigável, a facilidade de uso e a cordialidade na linguagem como sendo a própria instituição.

Por fim, é através das plataformas digitais que uma quantidade significativa de dados sobre as interações dos membros, transações e comportamento financeiro são coletadas. Esses dados são o “alimento” da inteligência artificial, com dissemos acima, e fornece insights valiosos para a melhor atuação da cooperativa em todos os setores.

 

Conclusão

De fato, a tecnologia financeira está transformando as cooperativas de crédito, com foco na melhoria da produtividade e no aumento dos ganhos. Todos saem ganhando com o investimento pesado nessas inovações: o associado, que pode encontrar solução para seu problema em poucos segundos, na palma da mão; e a cooperativa de crédito, que pode monitorar melhor seus processos e avaliar de forma mais clara as oportunidades, enquanto intensifica seu relacionamento com o associado.

MÍDIAS SOCIAIS