Como manter a motivação e a consistência na área de vendas?
Quando falamos em vendas, é um tanto quanto difícil dissociar motivação de consistência. É claro que são conceitos muito diferentes, mas, na definição, são quase que complementares.
Queremos dizer que é praticamente impossível manter uma consistência em vendas sem estar motivado. Ou mesmo encontrar motivação para continuar vendendo sem manter uma consistência no seu trabalho.
Dessa forma, encontrar maneiras de manter a motivação mesmo em meio a tantas incertezas, desafios e rejeições comerciais é fundamental para ser consistente e garantir sucesso na área. Em se tratando de uma cooperativa de crédito, os desafios podem ser ampliados, uma vez que a manutenção do sucesso demanda um esforço e dedicação contínuos do profissional.
Sabemos, entretanto, que isso não é tarefa fácil. Felizmente, existem meios, metodologias e algumas dicas para superar as dificuldades do dia a dia, motivar-se e manter a frequência em seus bons resultados. E é disso que este artigo tratará a partir de agora.
Como encontrar e agarrar sua motivação?
Se a primeira impressão é a que fica, então guarde desde já estas palavras: desacostume-se; saia da zona de conforto. As pessoas mais motivadas são as que encaram desafios e eles moram, obviamente, em lugares bem desconfortáveis. Mas, quando esses desafios forem dominados, você perceberá que sua zona de conforto aumentou e você cresceu profissionalmente.
Aqui, a disciplina e o foco são fundamentais. Afinal, é natural sentir receio do novo; é normal pensar sempre em desistir. Mas se você confia no seu potencial e sabe onde quer chegar, então esse é o diferencial para conseguir superar essas barreiras e seguir em frente. Pensar nisso, todos os dias, pode fazer a diferença na sua vida.
Em vendas, desacostumar-se significa tentar algo novo sempre, colher os resultados e mudar, se necessário. Em seguida, pegar essa nova ação e pensar em formas de melhorá-la, ampliando sua visão sobre essa relação tríplice entre vendedor, produto e cliente.
Como se manter consistente nas vendas?
A consistência é fundamental para o sucesso em longo prazo, ou seja, para a manutenção do negócio por um período maior no tempo. Isso porque é melhor vender sempre do que vender muito durante uma época e depois ser esquecido pelo cliente em outra, o que pode gerar um balanço negativo nas contas.
Ser consistente é um processo contínuo que também demanda esforço e dedicação do profissional. Isso porque é preciso estar atento aos movimentos do mercado e ser justo para não perder negócios nem desperdiçar oportunidades.
Numa cooperativa de crédito, por exemplo, manter a consistência em vendas também significa analisar os riscos embutidos na negociação e saber destinar os recursos de forma eficiente. Para tanto, a instituição deve possuir uma metodologia comercial baseada em dados confiáveis e treinamento de lideranças para garantir resultados reais e satisfatórios.
Essa metodologia dita o ritmo da equipe de vendas ao mesmo tempo que norteia suas ações, dando diretrizes aos vendedores para que possam desempenhar suas funções com foco no objetivo e na entrega de resultados. Isso facilita muito a manutenção da consistência na área, principalmente se for acompanhada de algum sistema de gestão de vendas que ofereça dados sobre o desempenho da equipe e da área no geral, oportunizando a melhor visualização do progresso em relação às metas e às melhorias.
5 dicas para manter a motivação e a consistência nas vendas
Como pudemos notar, motivação e consistência andas juntas na área de vendas. Para que você possa se manter motivado e consistente no seu trabalho, confira essas dicas:
1) Metas claras e tangíveis: ser ambicioso demais e definir metas muito acima do normal pode gerar um problema motivacional na equipe; o ideal é ser claro e conciso na definição desses objetivos, além de determinar metas que possam ser alcançadas no prazo determinado.
2) Informação e atualização constantes: é importante conhecer o mercado, seu produto e, obviamente, o seu cliente. Quando maior for seu conhecimento sobre algo, maior será seu domínio sobre ele e maior será sua motivação para tomar a atitude certa na hora de vender.
3) Rede de apoio: a melhor motivação que existe é quando alguém valoriza aquilo que você alcançou. Por isso, ter pessoas com quem você pode compartilhar suas conquistas e que valorizam seus esforços é parte importante para manter sua motivação alta. Se essa rede de apoio for composta por seus pares e chefia, melhor ainda!
4) Rotina de trabalho: é importante encontrar uma rotina que se encaixe no seu ritmo de trabalho. E não, rotina nem sempre é sinônimo de zona de conforto. É plenamente possível estabelecer uma ordem de trabalho dentro da “zona de crescimento”.
5) Celebração das conquistas: se atingir metas em vendas é tarefa árdua e exigiu esforço e dedicação, por que não comemorar? A celebração das conquistas nessa área é tão importante como alcança-las, já que isso envolve reconhecimento e é comprovadamente capaz de manter a motivação em alta.
Conclusão
A motivação e a consistência são aspectos fundamentais para manter o sucesso de uma equipe de vendas. Mas cada pessoa possui uma forma diferente de ser motivada. Em comum entre elas podemos citar o desconforto e o reconhecimento; o primeiro empurra o profissional para fora da sua zona de conforto e o segundo o certifica de que os esforços e a dedicação nesse processo não foram em vão.
Para a manutenção da motivação e da consistência nas vendas, principalmente em se tratando de cooperativas de crédito, é importante manter a disciplina e o foco, guiados pela metodologia comercial. Essa, quando aliada à tecnologia, é a base para que o profissional entenda seu papel na corporação, e saiba de que forma as metas tangíveis e rotina de trabalho podem contribuir para a sua motivação e o seu sucesso na área de vendas.