Cooperativas de crédito: driblando dificuldades e criando oportunidades

Cooperativas de crédito: driblando dificuldades e criando oportunidades

A cooperação entre as pessoas existe desde que o mundo é mundo. É algo inerente à raça humana ajudar-se coletivamente para alcançar resultados maiores do que o individual.

Essa é a ideia básica por trás de uma cooperativa de crédito: não há donos, apenas associados que se unem em torno de um objetivo em comum – proporcionar uma melhor situação financeira aos seus membros.

Porém, como todo empreendimento, uma cooperativa de crédito também enfrenta desafios e problemas em sua gestão, que são capazes de desestabilizar todo o grupo.

Neste artigo, listamos as principais dificuldades da cooperação e como desviar delas com sucesso.

Acompanhe conosco.

O que é uma cooperativa de crédito?

Toda cooperativa é uma sociedade formada pelas pessoas que possuem interesses em comum, de forma democrática e participativa, sem a expectativa de lucrar, apenas de ajudar-se mutuamente.

Uma cooperativa de crédito, portanto, possui como associados membros que buscam melhorar a capacidade de pagamento de dívidas ou de investimentos em empreendimentos próprios, além de usufruir de serviços financeiros como conta corrente, empréstimos, cartão de crédito, etc. sob condições especiais, uma vez que ali ele também é dono do negócio.

Elas são opções seguras para toda operação financeira, pois são fiscalizadas pelo Banco Central, a exemplo dos bancos convencionais. Isso incentiva não apenas a adesão dos associados que moram em grandes centros, mas daqueles que residem em comunidades mais remotas também. E o melhor: o dinheiro investido em uma cooperativa local tende a permanecer na comunidade, girando e alimentando a economia regional.

Entretanto, assim como toda empresa, uma cooperativa necessita de gestão. E toda gestão advém de uma estratégia. Se a cooperativa de crédito não consegue seguir uma estratégia, ou se sua gestão é problemática, todos os associados podem correr risco e ser prejudicados.

Para entender isso, listamos abaixo os principais desafios de uma cooperativa de crédito.

Quais desafios uma cooperativa de crédito enfrenta hoje no Brasil?

Como todo empreendimento coletivo, a maioria dos desafios está relacionada à dificuldade de relacionamento entre os membros; afinal, a cooperação exige a participação de cada associado. Se um grupo se aproveita dos benefícios da cooperativa de crédito, mas não quer trabalhar coletivamente para garantir isso a todos, então tem-se aí um problema.

Além disso, o fato de os associados participarem das ações da cooperativa torna o processo de tomada de decisão muito mais complexo. Até por conta disso, o cooperativismo financeiro necessita de uma comunicação mais transparente; afinal, a vida das pessoas está sendo tratada ali também.

Como podemos ver, os desafios de relacionamento no coletivo podem até ser complicados, mas existem 4 desafios maiores que podem, de fato, ameaçar a estrutura de uma cooperativa de crédito. São eles:

1. Falta de conhecimento em gestão

Toda cooperativa de crédito preza pela educação financeira de seus associados. Porém, como é possível educar sabendo o básico do assunto e perdendo oportunidades de crescimento para o coletivo?

A gestão precisa conhecer os caminhos para oferecer à cooperativa o melhor cenário e as melhores condições e apenas um conhecimento razoável em seu campo de atuação é pouco para lograr o sucesso que todos almejam.

O Conselho Diretor precisa se aproximar ao máximo da profissionalização na gestão. Investir num curso voltado para gestão de negócios numa cooperativa de crédito é o melhor caminho para reter o conhecimento necessário.

2. Negligência na formação de lideranças

A cooperativa exige do gestor uma capacidade ímpar de se comunicar, trabalhar em equipe e focar seus esforços sempre pensando no coletivo. Isso porque sua administração é democrática e participativa.

Por conta disso, é bem comum haver constantes trocas na gestão das cooperativas, o que faz da formação de lideranças um aspecto imprescindível dentro da instituição.

Os postos mais altos da administração exigem uma visão e uma postura de líder que, se treinadas em cursos como o deste link, ajudarão a cooperativa de crédito a não balançar com a mudança na gestão.

3. Falta de governança corporativa

A governança corporativa é uma série de ações e boas práticas que visam direcionar o trabalho de uma entidade para os objetivos traçados por ela, diariamente.

Essas ações auxiliam na tomada rápida de decisão, uma vez que elas passam a se basear em protocolos; norteiam a gestão da cooperativa de crédito para a obtenção dos resultados; e constroem a credibilidade da instituição junto ao mercado, pois todos prestam contas de suas ações e tornam todos os processos transparentes.

A falta de governança corporativa pode acarretar dificuldades no desenvolvimento da cooperativa e, consequentemente, um enfraquecimento da sua imagem no mercado.

Como sanar os principais problemas em uma cooperativa de crédito?

Informação e transparência são as chaves que toda cooperativa de crédito deve dar aos seus associados.

Se a coletividade apresenta desafios inerentes à raça humana de se relacionar em grupo, uma gestão pautada nos valores da governança corporativa, com conhecimento, transparência e liderança são fundamentais para guiar a instituição de forma harmônica.

Para que isso seja, de fato, palpável e se transforme em atitudes concretas, a Goose Consultoria preparou diversos cursos voltados para as cooperativas de crédito, todos elaborados com base em sua longa experiência de mercado.

Dessa forma, essa é a nossa sugestão para superar as dificuldades de uma cooperativa e vislumbrar as melhores oportunidades: conheça a Goose.

Até a próxima!

MÍDIAS SOCIAIS